top of page

5 dicas para aproveitar melhor seu intercâmbio


Vancouver foi a primeira viagem que fiz sozinha, passei um mês e deu para notar que não é a toa que Vancouver já foi eleita três vezes a melhor cidade do mundo pela revista

The Economist.

Uma cidade super desenvolvida, limpa, com pessoas educadas ou como dizem por la, “polite". Onde o transporte publico é ótimo, funciona certinho e tem um esquema bastante claro para os estrangeiros.

No começo, não nego que senti um pouco de medo de passar um mês longe da minha família, longe dos amigos e por ser uma viagem fora do país. Mas quando cheguei la, me dei super bem, tanto com o pessoal do grupo que foi do Brasil quanto com a minha host family e os outros estudantes da escola de idiomas.

Se você tem algum receio, aqui já vão algumas dicas:

1-VENÇA A TIMIDEZ

Um dos maiores medos de quem vai fazer intercambio é o medo de falar inglês, mas devemos lembrar que ninguém nasce sabendo, para sermos bons é preciso praticar e o intercambio é o lugar para isso. O Canadá é o lugar ideal por ser um pais com várias nacionalidades, por exemplo, minha host-family era inteira das Filipinas, e eu tinha duas host-sisters, que também estavam lá para estudar, assim como eu. Uma era da China e a outra do Japão, eu tinha bastante dificuldade para me comunicar com elas pois, o inglês delas tinha muito sotaque, mas me esforcei para entendê-las e com certeza elas deviam pensar o mesmo.

2- APROVEITE AO MÁXIMO

Nada pior do que arrependimento, certo? Então, para evitar que essa palavra te encontre na volta da viagem, não perca tempo! Faça as atividades propostas pelo grupo, conheça gente de outras culturas e aprenda um pouco sobre elas. Se desligue um pouco do que está acontecendo no Brasil enquanto estiver por lá, pois isso pode atrapalhar no envolvimento com o país que você está morando.

3- VISITE PONTOS TURÍSTICOS

Ir a um restaurante pé na areia para ver o por do sol na English Bay, fazer um passeio de bicicleta no Stanley Park, visitar a Capilano Suspension Bridge Park, chegar no Top of Whistler Mountain , passar uma tarde no Queen Elizabeth Park, ou ate mesmo ver um jogo de baseball. São alguns dos lugares que você não pode deixar de visitar, vale muito a pena!

4-COMIDA

Na hora de comer experimente coisas novas, de preferência, exclusivas do país. No Canadá, tem o famoso Poutine, e não, não volte para o Brasil antes de comê-lo, assim como provar Tim Hortons, que é um Starbucks exclusivo do Canadá.

5- HOST-FAMILY

Imagine um estranho chegando à sua casa para passar um mês? É assim que os host-parents devem se sentir, uma pessoa de outro país, com os costumes totalmente diferente dos deles chegando para morar com você e mesmo assim eles te acolhem. É importante criar um laço com os host, pois você nunca sabe se irá precisar deles no decorrer do tempo, em alguma emergência. Claro que há exceções onde os host não ligam muito para os ‘filhos’ mas na minha host family fui super bem recebida, me dei bem com as duas irmãs postiças. Ah, e levei souvenires para eles como uma lembrança minha e do Brasil!

Agora que você tem algumas dicas, BOA VIAGEM E APROVEITE MUUUUITO!!!!!

Canoagem

Passeio de Bike no Stanley Park

Top of Whistler Mountain

Jogo de Baseball

Colegas de classe: Yumi do Japão, Heloisa do Brasil, eu do Brasil, Diego do México e Ruby do Taiwan.

English Bay Beach

Queen Elizabeth Park

Eu e Britta, minha professora

Julia Lopes

16 anos - Estudante Maranatha

Intercâmbio de Férias 2015

bottom of page