top of page

4 dicas para quem quer viajar sozinho.


​ Entre julho e agosto passei um mês em Vancouver, Canadá. Quando comecei a planejar meu intercambio haviam duas possibilidades: ir com um grupo, no qual eu teria um guia, várias pessoas junto e uma programação definida ou ir sozinha e precisar decidir tudo por minha conta. E, apesar de só ter 16 anos, escolhi ir sozinha, e não me arrependo em nada dessa escolha!

Entre os motivos que me levaram a fazer essa escolha estão a possibilidade de praticar mais o inglês (já que com o grupo guiado eu conviveria mais com brasileiros), a liberdade de planejar os dias do meu jeito e o fato de ter que sair da minha zona de conforto e correr atrás do que eu quisesse fazer.

Se você quer viajar ou fazer um intercâmbio sozinho, aqui vão algumas dicas:

  • Canadá, Austrália, Nova Zelândia, tem cidades entre as melhores do mundo! Por isso, não se preocupe com roubos e assaltos (é claro que existem pessoas mal intencionadas em todo o mundo, mas o nível de segurança desses países é inimaginável). Nos primeiros dias é até difícil pensar que andar na rua, seja durante o dia ou a noite, não representa um perigo, mas é assim mesmo!

  • Não posso falar muito pelas outras cidades, mas ficar entediado em Vancouver é quase impossível! Se você for sozinho, não vai ter uma agenda já programada, então pesquise, fale com pessoas que já foram para a cidade que você vai ir e tente encontrar o máximo de atividades que conseguir, em Vancouver por exemplo tem shoppings, parques, praias, montanha, museus, galerias de arte... No meu caso, fiz uma lista de tudo o que queria fazer e organizei na forma de um calendário, assim tinha atividades todos os dias.

  • Na escola em que eu estudei, eram realizadas atividades após a aula todos os dias e tem para todos os gostos: restaurantes, pontos turísticos, praias, festivais. Participando das atividades você vai conhecer muitas pessoas e praticar o idioma, mas, se você é tímido, deixe essa timidez em casa! Os outros intercambistas tem o mesmo propósito que você: ampliar o conhecimento cultural e social, então não tenha medo de começar uma conversa com quem você não conhece!

  • Segure suas expectativas! Nem tudo vai ser da forma como você imaginou, se sua host family, sua casa, não são da forma que você queria, se não tiver milhares de amigos nos primeiros dias, se acalme! Com alguns dias tudo vai se ajeitando, você se adapta melhor, já vai criando uma rotina, não se perde tanto pela cidade, tem companhia para os passeios, etc (aliás, se algum dia você quiser ir em algum lugar que seus amigos já foram, ou não querem ir, não desista do seu passeio! Descubra que você pode ser uma companhia maravilhosa para si mesmo!), no fim você não vai mais querer voltar pra casa!

- Gabriela Warken , Paraná. Intercâmbio de Férias, Julho 2016

bottom of page